A energia solar é uma forma de energia renovável, sustentável e limpa, que é criada a partir da luz solar ou do calor do sol e convertida em eletricidade. Além de energia elétrica, a energia solar fotovoltaica, também existe um tipo de painel solar utilizado para aquecer a água, chamada energia solar térmica.

solar-system

Acesse o Simulador Solar do programa América do Sol, uma iniciativa do Instituto Ideal.

Saiba mais em: www.americadosol.org

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Quero instalar um sistema fotovoltaico em minha casa. Como faço?

Preencha os dados na Solicitação de Orçamento. Então daremos início à análise da sua demanda e do melhor local para a instalação, considerando questões como o sombreamento e orientação, que podem influenciar muito no rendimento do sistema.

O painel fotovoltaico gera energia em dias nublados?

Sim. Devido à reflexão dos raios solares, dias levemente nublados podem resultar em campos com mais energia do que dias ensolarados, sem nenhuma nuvem no céu. Assim, os sistemas fotovoltaicos não precisam de um dia de céu limpo, com muito sol, para operar.

Qual a diferença entre célula, módulo e painel?

É uma dúvida bastante comum. A célula é a unidade básica desenvolvida para realizar a conversão direta de energia solar para energia elétrica. O módulo é um conjunto de células solares, interligadas eletronicamente e encapsuladas, com o objetivo de gerar eletricidade. Módulos instalados em conjunto formam um painel fotovoltaico.

Do que são feitas as células solares?

São normalmente feitas de fatias superfinas de lingotes de silício cristalino (c-si), filmes finos de silício amorfo (a-si), telureto de cádmio (CdTe) ou disseleneto de cobre (gálio) e índio (CIS e CIGS).

Há diferença entre o coletor e módulo solar?

Sim. Enquanto o módulo solar converte a energia da luz (espectro visível) em energia elétrica, o coletor solar utiliza o calor (radiação infravermelha) para gerar aquecimento (normalmente de água).

quero fazer um orçamento